Frutosos: os frutos do bosque

Cultive os teus próprios frutos do bosque… são anti-oxidantes!

Ideal para sobremesas e compotas, os mirtilos, groselhas, amoras, framboesas, morangos, etc. são deliciosos e muito saudáveis. Se os cultivar em sua casa, poderá apreciar estes saborosos frutos frescos sempre à mão.

FrutosBosque
Fonte

Tradicionalmente, este tipo de pequenos frutos comestíveis, não eram cultivados, crescendo em arbustos silvestres. Também conhecidos como frutos vermelhos, são caracterizadas pela presença da dita cor na sua casca ou polpa. Os frutos do bosque são um alimento com substâncias anti-oxidantes que promovem a prevenção cardiovascular e o anti-envelhecimento. Pouco calóricos (com cerca de 30 a 40 kcal por cada 100 gramas), têm um elevado teor de água e são notavelmente energizantes, devido aos hidratos de carbono sob a forma de açúcares que lhes traz o seu sabor geralmente doce. Além disso, contêm fibras, vitaminas (especialmente vitamina C) e minerais como o potássio, magnésio ou cálcio. Esta composição nutricional, a sua cor intensa e sabor requintado, fazem deles um ingrediente que pode tornar a nossa comida mais apetitosa.

Pode comê-los crus para não perder nenhuma das suas vitaminas, sós ou acompanhados com natas, açúcar, chocolate ou sumo de laranja, ou, até mesmo em saladas ou cremes. Também são ideais para fazer sorvetes, sumos ou batidos, conseguindo-se um efeito muito refrescante. Na pastelaria, também, são amplamente utilizados, quer como um ingrediente ou como uma cobertura em forma de compota. Independentemente da forma em que são consumidos, são um alimento saboroso que, além de fornecer substâncias benéficas para o seu corpo, dão um toque de cor e alegria aos seus pratos.

compota

Como exemplo, deixamos aqui a receita de compota de frutos do bosque. É muito simples e excelente!

Ingredientes:

  • 1 kg de frutos do bosque,
  • 500 g de açúcar,
  • sumo de meio limão

Preparação:
Coloque na panela os frutos, o açúcar e o sumo de limão e deixe descansar por algumas horas. Em seguida, coloque a panela em lume brando e mexa ocasionalmente. Deixe ferver por 35 a 40 minutos, até começa a engrossar e ficar com a textura de compota. Use-a para fazer bolos ou conserve-a em frascos de vidro, previamente esterilizados, fechando-os bem.

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