Frutos secos: mais vantagens do que desvantagens

O seu coração vai agradecer se acrescentar à sua dieta o consumo moderado de frutos secos 

Na Jardiland continuamos com a nossa iniciativa “Fruta Saudável”. Hoje, queremos falar sobre os benefícios dos frutos secos. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, os frutos secos têm mais prós do que contras. São antioxidantes, ajudam na prevenção da tipo 2 e, em especial, são bons para o coração.

frutossecos


Estudos têm mostrado que as nozes, avelãs e amêndoas são frutos que reduzem especificamente os níveis do mau colesterol e ajudam a controlar a glicose e a hipertensão, sendo estes os 
factores de risco mais relevantes das doenças cardiovasculares.

Estão incluídos na pirâmide alimentar da dieta mediterrânica e, ao contrário da crença popular, não engordam, se a sua ingestão for moderada.
 Os especialistas explicam que parte da sua gordura não é absorvida, mas eliminada pelo corpo através das fezes. Recomenda-se ingerir cerca de 25 gramas por dia, cinco vezes por semana, para que os seus efeitos sejam positivos.

É preciso esclarecer que nem todos os frutos secos têm os mesmos benefícios. Amêndoas, avelãs, nozes, pinhões e pistachos são os mais recomendados para uma dieta saudável e equilibrada.

As amêndoas fornecem cálcio para os dentes e ossos. Foi demonstrado que 100 gramas de amêndoas fornecem mais cálcio do que 100 mililitros de leite. Também, têm muita fibra e são antioxidantes.

A avelã é um fruto seco que traz uma grande quantidade de energia e, sobretudo, as suas gorduras são insaturadas! Destacam-se pela sua elevada concentração de arginina (boa para o sistema cardiovascular), vitamina B6 e ácido fólico.

nozes

Como as avelãs, as gorduras das nozes também são insaturadas. Mas, estes frutos secos distinguem-se dos restantes pelo seu elevado teor de ácidos gordos essenciais ómega-3 e 6, que ajudam a diminuir o colesterol e reduzir o risco de doença cardiovascular. Além disso, são mais ricas em fibras vegetais que favorecem o trânsito intestinal.

Os pinhões também contêm, como as avelãs, altos níveis proteicos de arginina que os transforma nos melhores protetores cardiovasculares e capazes de prevenir a arterosclerose.

Assim, já sabe, se quer cuidar do seu coração acrescente à sua dieta um punhado dos frutos secos mais saudáveis todos os dias.

Pode plantar no seu jardim uma amendoeira, nogueira, aveleira, castanheiro ou pistacheiro. Desfrutará dos seus frutos e o seu coração e artérias vão agradecer. Pode obtê-los na Jardiland onde também poderá receber os nossos conselhos sobre os cuidados e as suas necessidades.

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